terça-feira, 21 de janeiro de 2014

vivo avoando sem nunca mais parar

voltinha

Não acho que eu seja o público-alvo de filmes do Ben Stiller, mas fui ver A vida secreta de Walter Mitty em um dia de tédio profundo. Surpreendi-me: eu devo ter rido alto umas três vezes ao longo do filme e ainda concordei com o personagem do Sean Penn, o fotógrafo que passa horas esperando um momento especial para fotografar e, quando ele acontece, não aperta o botão.

Essas fotos são do fim de 2013 e começo de 2014 em Florianópolis. Apesar de dar conta de muito do que vivi lá, há registros reservados apenas para a minha memória, sem outros resquícios. O primeiro nascer do sol do ano coordenado com meu primeiro mergulho - depois de uma madrugada me acabando no samba -, vendo o céu e o mar variarem suas cores no alvorecer, por exemplo. 

Tem sido meio recorrente essa figura pra mim, a do fotógrafo que vai viver o momento ao invés de mediar a vida pela câmera. Assim, a câmera ocupa outro lugar e assume um papel diferente na vida. Pensando nisso, fui ler um conto do Ítalo Calvino, chamado A aventura de um fotógrafo, que Caroline me indicou há um tempo.

"É só você começar a dizer a respeito de alguma coisa: 'Ah, que bonito, tinha era que tirar uma foto!', e já está no terreno de quem pensa que tudo que não é fotografado é perdido, que é como se não tivesse existido, e que então para viver de verdade é preciso fotografar o mais que se possa, e para fotografar o mais que se possa é preciso: ou viver de um modo o mais fotografável possível, ou então considerar fotografáveis todos os momentos da própria vida. O primeiro caminho leva à estupidez, o segundo à loucura."

little mermaid

live it slow

ilhada

before the storm

tormenta

softness

and a happy new year

pretty new

passarim

♫ Novos Baianos - Preta pretinha

2 comentários:

  1. Ando doida pra ver esse filme.
    Aliás, sobre guardar coisas apenas na memória humana: sei bem, faço e só me faz bem. Minha virada tbm me trouxe coisas muito lindas que estão registradas aqui, só aqui oh : <3\

    Lindas fotos, pra variar.
    Grande beijo!

    ResponderExcluir