segunda-feira, 18 de março de 2013

primeiras considerações

dos a la costanera

Divido casa com mais de trinta pessoas. Áreas comuns com todos, banheiros com outras meninas, geladeira com mais quatro e quarto com mais duas. Tudo aqui é intenso e passageiro. Toda dor e toda alegria aparecem com toda a força e se esvaem em um turbilhão de outras sensações. A única coisa que demora a acabar é o arroz que cozinhei há uma semana.

Ainda não me acostumei ao tempo. Não há hora alguma de diferença com o Brasil, mas estou em um fuso horário particular. Da cidade cinzenta que escurecia antes das 18h, mudei para um lugar ao sul, onde o sol começa a esboçar sua ida às 19h. Por volta do meio-dia, a cidade fecha. Não há bancos funcionando, tampouco repartições públicas. As lojas reabrem umas 16h e permanecem assim até umas 21h.

repercusión
Minha percepção de tempo na Argentina é sempre outra, percebo. Há prédios antigos orgulhosamente conservados. Meninos na rua, chutam objetos, improvisam um futebol e se chamam de Maradona (só vi o Messi uma vez: anunciando vitaminas de emagrecimento na parte de trás de um ônibus). Os peronistas estão no poder. Foi deles a primeira repercussão que tive da morte de Hugo Chávez aqui, com a pichação na esquina de casa. No cartaz, a frase "Hasta siempre comandante!", com Néstor Kirchner acenando logo atrás. As palavras seguem na parede; os cartazes foram arrancados.

Poucos dias depois, estávamos passeando quando um carro rodava a praça do centro histórico buzinando. Pensei em casamento, mas nos avisaram que o papa era argentino. Pouco depois, as igrejas começaram a tocar seus sinos incessantemente e lembrei que moro do lado de um convento. As freiras, entretanto, celebraram em mais silêncio. Na televisão, a manchete "Che, el papa es argentino", no anúncio de uma festa um trocadilho com o Sumo Pontífice e a palavra "batata" em espanhol, e, em casa, uruguaia e chilena comentando sobre o efeito no ego argentino.

héroe

3 comentários:

  1. Ah, que legal... você já está na Argentina então?

    Linda a foto do cachorro deitado na escadaria! s2

    ResponderExcluir
  2. Que gostosas essas primeiras considerações. Boas de ler.

    ResponderExcluir
  3. Quanto tempo você fica aí? Que feliz que eu tô por ti. Visito a Argentina em junho. :)
    Você tá morando onde?

    http://www.paleseptember.com

    ResponderExcluir