sábado, 12 de janeiro de 2013

às dúzias

12 Brazilian photographers.
12 photos each.
All taken on 12/12/12.
No themes, no rules. Just one day, through the lens of each photographer.

Depois de meses de preparação, um dia de execução e mais um mês ajeitando, o projeto 121212 está no ar. A ideia é simples: 12 pessoas divulgando 12 fotos do dia 12 de dezembro de 2012.

Quando eu resolvi embarcar nessa, não imaginei que no dia 12 de dezembro do ano passado estaria no Rio Grande do Sul, em trabalho de campo. A programação da disciplina previa a viagem para o final de novembro e eu supostamente estaria em São Paulo, pronta para registrar minha rotina. Impossibilitada de mostrar em doze fotografias o meu dia-a-dia, fiquei temerosa. A viagem de mais de mil quilômetros entre a minha cidade e o hotel em Santo Ângelo prometia as aventuras que sempre enfrentamos em trabalho de campo: seria anormal tudo correr tranquilamente. Na ida, atravessamos três estados e um tipo de ciclone tropical. Além disso, o motorista se perdeu dentro de algumas cidades gaúchas.

01

No dia 12, propriamente, o dia amanheceu chuvoso e, confesso, fiquei um pouco em pânico. Tirar doze boas fotos não é exatamente difícil, mas os obstáculos que apareciam não me acalmavam muito. Até a hora do almoço, nada do que eu havia clicado me agradara. Até que começamos a zanzar pela cidade de São Nicolau e o senhor que nos acompanhava contando a história do lugar e das missões jesuíticas nos ofereceu um passeio de fim de tarde até o Rio Uruguai, para que víssemos a fronteira com a Argentina. Minhas fotos, portanto, não são o registro de 'apenas um dia na vida', mas de um dia em que fui a lugares lindos e fiz algumas coisas que talvez nunca mais faça.

Cabe ainda dizer que é uma honra gigante pra mim estar num projeto com tanta gente linda. A internet vive enchendo o saco, mas nunca deixarei de ser grata a essa ferramenta por me aproximar de pessoas talentosas e me permitir dividir o mesmo 'espaço' com elas.



PS: Aproveitando o assunto fotografia para lembrar que a loja continua aberta para venda de reproduções em 20x30 de algumas fotos minhas. Os pedidos poderão ser feitos até meados de fevereiro.

10 comentários:

  1. Oi, Babi! As fotos ficaram incríveis! Acho que as melhores suas que já vi até hoje...Mas a foto da estação rodoviária em especial me deixou de queixo caído. É uma ilustração quase perfeita para "Sorôco, sua mãe, sua filha", conto do Guimarães Rosa, que tá no Primeiras Estórias (já leu? se não, corre e vai ler!). Tô adorando essa sua fase de postagens constantes...férias longas à Babi!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito dessa imprevisibilidade, que para mim ficou bem marcada nas fotos. E, apesar de ser um momento único, acho que ficou registrado com tamanha intimidade que u juraria que não era a primeira vez que você estava lá.

    E concordo com o Jáderson, suas fotos ficaram incríveis! E eu fico tão feliz com seus posts e fotografias! :)

    ResponderExcluir
  3. Lindas. Lindas fotos.
    A dá rodoviária, a do "serviços só a vista" e todas aquelas outras, me parece uma pausa no tempo, no cotidiano, não sei bem. Mas fiquei encantado, mesmo. "_"

    ResponderExcluir
  4. adoro projetos e amei as fotos viu :)

    ResponderExcluir
  5. Nossa adoraria ter participado de um projeto assim... tenho sentido saudades suas la no blog :( nao sei se vc ta sem tempo de comentar, mas tenho sentido sua falta por lá, adoro seus comentarios, sempre tem um sentido..

    Gosto muito dessas suas fotos e quero conhecer o trabalho das outras pessoas q estão no projeto, eu só conheço a Camila Faria..

    ResponderExcluir
  6. Adorei as fotos e esse projeto é lindo. Amei!

    http://h-ardcore-girl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Babi, agora sabendo da história por trás das fotos, arrisco dizer que elas estão ainda mais bonitas!

    ResponderExcluir
  8. Acabei vindo parar no seu blogue por causa desse projeto (quem mais?). Achei as suas fotos as mais bonitas, parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Ola!!!

    Adorei seu site! Gostaria de propor uma colaboração em matéria de conteúdos. Se estiver interessada entre em contato comigo no email web@omnegocio.com

    Até mais,

    Ana Silva

    ResponderExcluir