domingo, 6 de fevereiro de 2011

Museo Nacional de Bellas Artes

Realizei uma das minhas grandes vontades indo ao Museo Nacional de Bellas Artes da Argentina que fica no bairro da Recoleta na sexta-feira. Separei algumas das obras de que mais gostei para postar aqui. As razões para eu ter gostado delas são várias e inúmeras, mas seria desnecessário listá-las. Espero que cada um encontre seus motivos para gostar (e desgostar também) das minhas escolhas. Achei as imagens dos artistas argentinos em boa resolução aqui. Uma última coisa do museu é como ele é caprichosamente separado em coleções, e as doações dos quadros ficam mais bem identificadas assim, e dão a possibilidade de entendermos, ainda que superficialmente, o gosto pessoal do colecionador, que comprava determinadas peças de arte. (No mesmo dia, assistimos ao filme do Banksy, Exit through the gift shop, que fala e questiona muito dessa arte tradicional)

Las vecinas, Pedro Figari

Deliberando, Pedro Figari

Modelo de Yves Saint Laurent y paisaje, Delia Cancela y Pablo Mesejean

La familia del sentenciado, Mildred Burton

El despertar de la criada, Eduardo Sívori

Danseuse debout, Edgar Degas

La vuelta del malón, Angel Della Valle
Catedral de Buenos Aires, Carlos Enrique Pellegrini

Doña Juana Rodrí­guez de Carranza, Carlos Enrique Pellegrini

Proa, Xul Solar

3 comentários:

  1. Além da Mafalda, claro, esse seria um dos passeios que eu mais teria vontade de fazer em terras argentinas.
    E ver esses quadros, ah... Sou verdadeiramente apaixonada pelos quadros de Degas, logo ver essa seleção e encontrar "Danseuse debout" no meio é um deleite. Continue aproveitando a viagem e nos mantendo informados, babileta :*

    ResponderExcluir
  2. Boas escolhas. Gostei bastante do quadro de Eduardo Sívori. Nunca tinha ouvido falar nele. E, claro, a bailarina do Degas, sempre ótimo.

    Quanto ao Exit Through the Gift Shop, que ótimo documentário, não? Muito bom o tema e a maneira como ele foi abordado. Importante para a valorização da arte de rua.

    ResponderExcluir
  3. ê garota! aproveita bastante essa cidade maravilhosa!

    ResponderExcluir