sábado, 7 de agosto de 2010

anima mundi

Semana passada, aconteceu o Anima mundi aqui em São Paulo. Para quem não sabe, é um festival de animação que acontece anualmente aqui e no Rio de Janeiro. É dos eventos anuais que mais me agrada, e, sempre que posso, acompanho algumas sessões.

Esse ano, bati meu recorde: vi quatro sessões em dois dias. A primeira, da Universidad de Buenos Aires (UBA), com trabalhos feitos como finalização de curso. A segunda foi uma sessão de curtas (que costumam ser as minhas favoritas, porque misturam países e técnicas e damos nossa avaliação no final). No domingo, fui para o Memorial da América Latina de novo, e vi uma sessão de curtas infantis com a Vivian e o Caio. Quando saímos da sessão, estava acontecendo um festival boliviano do outro lado. Tirei algumas fotos, mas não terminei o filme ainda. Ficamos conversando e comendo ameixas que levei até os amigos da Vivian chegarem. Às 17h, fomos para a mostra especial de curtas sul-africanos.

Eu voltei para casa, porque precisava arrumar meu quarto para a mudança de casa e arrumar materiais para a volta à faculdade. O pessoal ainda viu a mostra comemorativa de 18 anos do festival.

Possivelmente a única coisa ruim do festival, é que muitas vezes não encontramos na internet os vídeos assistidos. Por isso, resolvi fazer um compêndio aqui dos filmes que mais gostei. Não vi todos esses no festival, mas contei com a colaboração da Nick, da Helena e do Caio, que mandaram alguns dos que eles mais gostaram. Claro que uma outra dificuldade são as legendas; de qualquer modo, todos os vídeos a seguir se não são sem falas, são compreensíveis em inglês.

Curtas 6:
Na casa ao lado (BRA) ★★★★
Santa, the fascist years (EUA) ★★★

Mostra da África do Sul:
Great White Bear ★★★★★
Fort Know ★★★
History of the main complain ★★★★★
The tale of how ★★★★★
The slipper cycle ★★★★
Beyond freedom ★★★

Dicas do Caio - sessão Anima Mundi 18 anos:
Lapsus (ARG) ★★★★
The Monk and the Fish (HOL) ★★★★
The cat came back (CAN) ★★★
Atama Yama (JAP) ★★★★★

Dicas da Nick:
Miúda e o guarda-chuva ★★★★
Yulia ★★★★★

4 comentários:

  1. Eita, como se não bastasse os filmes que já tenho para ver, agora a senhora me presenteia com mais um monte para acrescentar!

    Beijos querida, até a Revolução Mexicana!

    ResponderExcluir
  2. Fiz uma lista de notas mentais no In Wonderland e esqueci de colocar o Animamundi. Como assim eu esqueci de colocar o Animamundi?! Nem eu sei como consegui a proeza...
    Mas espero estar assistindo aí junto contiog no ano que vem, há!
    Ps: "Great White Bar" e "Do outro lado" são meus preferidos :)

    ResponderExcluir
  3. nossa, morar em sp é bom, né? um monte de programa cultural pra fazer...

    vc mudou o layout? tá lindo tbm!curti o papel de parede ;)

    ResponderExcluir
  4. Sinto falta de ter eventos assim aqui em Vitória/ES. Curto pra caramba!
    Obrigado pela visita no meu blog, beijos! =D

    ResponderExcluir