sábado, 20 de fevereiro de 2010

minhas impressões e um impressionista

Claude Monet

O MASP está com uma exposição péssima do seu acervo.

A exposição é sobre Romantismo, mas isso parece não importar. O curador organizou os quadros com um mote romântico, com o problema de serem de qualquer outra escola artística. É como se eu fizesse uma exposição de quadros sobre pessoas e colocasse quadros sem gente, dizendo que elas estão implícitas.

Um pouco entediada dos "isso não é Romantismo, mas carrega um pouco de" (óbvio, não?! Uma vanguarda não mata as outras e artistas tendem a ter temáticas amplas), vi um quadro do Monet. Como que se tivesse achado um refúgio, passei um longo tempo admirando-o. Senti-me de volta à primeira vez em que fui a um museu, numa exposição famosa do Monet (famosa porque me lembro muito bem da fila para a bilheteria) com a minha mãe e a minha avó. Lembro que nos deram um cdplayer que contava quadro a quadro a exposição, o que me parecia muito divertido!



Depois, na lojinha, ganhei um livro infantil sobre o Monet e tinha-o como o meu bom velhinho, um senhor muito simpático que fazia quadros que deviam ser vistos de longe (e de perto, para se comprovar empiricamente de que devem ser vistos de longe) e que começou a perder a visão, algo notável em seus quadros.



A exposição de retratos, porém, continua me agradando.

6 comentários:

  1. E eu queria que na minha cidade tivesse umas coisas mais assim :) Faz falta. Pode até ter quadros equivocados que tá valendo haha

    ResponderExcluir
  2. E essa saia/vestido que você tá usando? que coisa mais liiiinda :)

    adorei aqui, te adicionei!

    ResponderExcluir
  3. Duas coisas que eu queria, ter um Masp aqui pertinho (adorei, é tão legal!) e entender de arte de verdade.
    Hehehe
    Pra mim arte é que nem a tela do Monet, observo só de longe!
    ;D

    ResponderExcluir
  4. Faz tempo que não vejo uma boa exposição...

    ResponderExcluir
  5. Também lembro de ver a exposição do Monet no Brasil, quando ainda estava no 1º grau. Rs...

    ResponderExcluir
  6. Olha olha!
    ainda não conhecia aqui.
    Mas já entrei pela porta.
    Gostei bastante da forma "gostosinha" que você escreve! hahaha

    bjos

    ResponderExcluir